domingo, 2 de outubro de 2016

A CONTA CHEGOU


Não tem muito o que falar de São Paulo 0 x 0 Flamengo.

Foi um jogo modorrento, chato e que quase não ocorreu nada que valha uma postagem. Jogo com poucas chances de gols, pouca criatividade em que as melhores chances vieram no segundo tempo com Chaves perdendo gol na cara de Muralha que fez uma defesaça e Leandro Damião em uma cabeçada que quase fez Denis entrar com bola e tudo.

Flamengo fez as mudanças de sempre. Entraram Fernandinho, Damião, Alan Patrick, mas dessa vez não deu certo. Enfim, foi um empate com uma equipe tecnicamente inferior e que o Flamengo poderia ter vencido e com isso pode ficar três pontos atrás do Palmeiras, mas pegou uma equipe de "camisa", tradição, na casa do adversário e sem poder colocar torcida. Se formos considerar que ainda faltam dez jogos e nem Flamengo nem Palmeiras vencerão todas as partidas o resultado não foi de todo ruim.

Isto posto posso entrar no tema principal da crônica de hoje. O resultado é o de menos.

O negócio é que foi a terceira partida ruim seguida do Flamengo. A equipe jogou muito mal contra o Cruzeiro e no coração achou o resultado no fim. Contra o Palestino o coração foi substituído pela soberba e dessa vez o bom resultado não veio e em seu lugar veio um grande vexame. Neste sábado novamente um jogo ruim e sem soberba nem coração o empate sem gols.

É preocupante? Evidente que sim até porque o campeonato entra em reta final, mas tem o atenuante de termos quase certeza do motivo desse rendimento cair e que a partir de agora esse motivo será estancado.

Amigo..Estamos no mês de outubro e o Flamengo só jogou duas partidas na cidade do Rio de Janeiro o ano inteiro. As duas como visitante. Em São Januário no carioca contra o Vasco e na Ilha do Governador pelo brasileiro contra o Botafogo. O Flamengo é a única equipe do Planeta Terra que não consegue jogar em sua cidade.

Uma hora evidente que essa conta seria cobrada. Aerofla é um negócio muito legal, que incendeia, motiva e mostra o quanto está boa a relação torcida e time, mas o ideal era que o time não viajasse tanto. Viajando não treina, não se prepara e se desgasta. Por mais que tenha um elenco numeroso e possa mexer no time todos os jogadores viajam, enfrentam conexões, horas em avião apertado, esperando para embarcar, hotéis e isso desgasta jogando ou não. O Flamengo vem morrendo nos finais de jogos, os jogadores estão extenuados e a maratona de jogar todas as semanas quarta e domingo piora tudo.

Todo mundo sabia que com as Olimpíadas Maracanã e Engenhão seriam fechados, menos as diretorias que comandaram o Flamengo de 2009 para cá. Tudo bem que criar um estádio não é fácil, mas poderia ter feito acordos como Botafogo e Fluminense fizeram. Poderia antes do Botafogo ter fechado um acordo com a Portuguesa e fazer tipo o que o Atlético faz com o Independência, que pertence ao América. Ampliava o Luso Brasileiro para trinta mil pessoas, fazia um acordo de uns trinta anos e ocupava o estádio em parceria com a equipe insulana. Patrocinadores, empresas para bancarem isso não faltariam. O Flamengo teria uma casa perto do aeroporto, do centro da cidade e não viajaria.

Encontrou várias casas ao longo do ano, torcidas que lhe acolheram com carinho e teve no Pacaembu e Cariacica verdadeiros alçapões. Mas a conta chegou. Até demorou, esse elenco foi valente demais, mas chegou.

Para nosso azar e sorte fomos eliminados da Sul Americana e a maratona irá diminuir, agora mesmo o Flamengo ficará nove dias sem jogar o que dará descanso, regeneração e treinamento ao grupo. Provavelmente dia vinte e três tem a volta do Maracanã para o jogo com o Corinthians e assim acabam as viagens para "jogar em casa" virando um time normal como todos os outros.

Esse elenco teve muito mérito de chegar em outubro brigando por título, a comissão técnica também, a preparação física e departamento médico mais ainda. Não há um jogador contundido a exceção de Éderson que quase foi esquartejado por um carniceiro, mas ta acabando. O sofrimento maior está acabando.


O cheirinho continua e será revigorado.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário