terça-feira, 13 de dezembro de 2016

O ÚLTIMO JOGO


E acabou o campeonato brasileiro.

Na verdade o campeonato acabou na madrugada de 29 de novembro de 2016 quando o avião da Chapecoense caiu na Colômbia matando 71 pessoas. Não tinha mais clima para futebol, mas o show tem que continuar e a última rodada foi realizada.

Flamengo foi até um estádio que normalmente se dá mal, a Arena da Baixada, enfrentar um time que era o melhor mandante da competição e que normalmente lhe impõe vexames jogando em Curitiba que é o Atlético Paranaense. Além disso tudo ainda foi sem Diego. O cheirinho voltou, mas aí foi cheirinho de derrota.

Mas não foi bem assim. Como eu disse o campeonato na verdade acabou na terrível tragédia da Colômbia e a maioria dos times entraram em seus jogos com o peso dessa tragédia misturado com o clima de férias. Vários clubes liberaram boa parte de seus elencos, que não foi o caso dos dois rubro-negros, mas a impressão que deu é que os dois estavam de férias mesmo o jogo valendo para ambos.

Para o Atlético Paranaense valia a vaga na Libertadores e para o Flamengo o vice campeonato que lhe daria três milhões de reais a mais, mas pareceu uma pelada de casados e solteiros. Difícil fazer um time que viajou tanto, se desgastou tanto o ano inteiro correr, ainda mais em uma partida que valia apenas um simbólico vice campeonato e nem a história do dinheiro comoveu os jogadores. O Atlético também não jogou com o "tesão" necessário, de quem precisava do resultado e olha que por dois momentos o clube ficou fora da Libertadores 2017, nos dois momentos em que o Corinthians liderou o placar contra o Cruzeiro.

Resultado: Um jogo modorrento, quase sem emoções e pelo lado do Flamengo se não fosse a bola na trave de Everton no primeiro tempo e a expulsão ridícula de Mancuello já no fim do jogo não teria nada para falar do time.

O Flamengo só tentou esboçar jogar futebol quando o Santos abriu o marcador na Vila Belmiro contra o América Minero, resultado que lhe tirava o vice campeonato. Mas mesmo assim com o equivocado cartão vermelho tomado por Mancuello o time não atacou mais e até ficou ameaçado de não perder.

Mas não perdeu. O resultado de 0x0 fez com que o Flamengo perdesse apenas sete jogos no brasileiro 2016, doze vezes a menos que em 2015 e perdeu apenas duas vezes no returno, apenas o campeão Palmeiras perdeu menos nesse período. Acabou com 71 pontos, melhor pontuação de sua história, mas não foi o suficiente para garantir o vice campeonato. O Flamengo ficou em terceiro, perdeu os três milhões, mas se garantiu na fase de grupos da Libertadores com certa folga.

Semana que vem faço um balanço do ano rubro-negro. Um ano de altos e baixos.


Agora é montar o time para 2017.


Nenhum comentário:

Postar um comentário