sexta-feira, 2 de setembro de 2016

O CHEIRINHO


Não adianta, por mais que a gente disfarce e tente ser humilde (mentira, não somos assim), o cheirinho está forte, quase que insuportável.

De hepta? De sul americana? Não sei, mas principalmente de algo de muito bom que está surgindo.

Passamos muitos anos no sufoco. Anos de desmandos e de comandos irresponsáveis. Viramos chacota em todo o Brasil. Depois disso tivemos o "fechar da torneira" com a eleição de Eduardo Bandeira de Mello. Times modestos onde vimos outros como Corinthians e Atlético gastando muito e ganhando títulos. Foi um período difícil.

Mas parece que o jogo está virando. Está com cheiro disso. Hora da formiga colher os frutos, de se garantir nesse inverno enquanto a cigarra sofre.

Com um pouco mais de alívio financeiro um ótimo elenco foi montado, um dos três melhores do Brasil. Um grande técnico foi contratado no início do ano, mas quis o destino que um "prata da casa" comandasse esse elenco e mantivesse a tradição do clube de dar certo com sua gente. Zé Ricardo pode não ser o melhor técnico do mundo, muitas vezes lhe corneto, mas sem dúvidas está dando certo e parece cada vez mais a vontade e ter o elenco na mão.

Uma prova disso é o que vem ocorrendo nas últimas semanas. Eu falo há algum tempo, desde que escrevia sobre o Flamengo no SRZD, que tínhamos um bom elenco, mas um elenco de coadjuvantes, não tinha o protagonista. O protagonista chegou. Diego. Com ele muita coisa mudou.

Diego não é apenas o clássico camisa 10, é um cara de extrema habilidade, categoria e liderança, é um líder ao mesmo tempo nas palavras, gestos e talento como há muito não tínhamos. Com ele em campo ganhamos um maestro e todo o elenco cresceu. Alguns jogadores que estavam jogando nada melhoraram, ganharam confiança e passaram a jogar bem. Jogadores que chegaram contestados como Leandro Damião mostram valor e o elenco está unido como poucas vezes vi no Flamengo.

Os últimos três jogos com o time titular, não coincidência os três com Diego em campo, mostram isso. Um time que tem uma liderança, um time com atitude, que sabe o que quer, sabe que tem talento e que talento não basta para conseguir os objetivos. É preciso ter atitude e que um depende do outro.

Cada gol levado um respirar fundo e a força para virar o jogo, cada gol feito o time todo comemorando junto. Contra o Grêmio amassou um time que briga por título com ele. Contra a Chapecoense se impôs na casa de um adversário que quase nunca é vencido em seus domínios. Contra o Figueirense a certeza o tempo todo que se classificaria mesmo começando o jogo em posição difícil. Só times especiais conseguem passar isso.

E temos um. Acompanho o Flamengo desde 1983 e posso garantir que em nomes é nosso melhor elenco desde que Júnior parou de jogar, em resumo desde o fim definitivo do elenco campeão mundial. Podemos não ter muitos grandes astros, mas temos um volume grande de bons jogadores. Temos pernas de pau, evidente, mas até o Barcelona tem.

Mesmo que não ganhe o brasileiro e a sul americana esse elenco tem que ser mantido apenas fazendo pequenas alterações. Tem que ser mantido o máximo de tempo possível porque é um elenco de talento e caráter. A galera gosta de comparar tudo de agora com 2009 e te digo. É melhor que aquele. Em 2009 nosso diferencial era Adriano, que não temos um hoje. Mas elenco por elenco 2016 é superior e melhor, não vejo riscos de páginas policiais com esse atual.


E mais..Como é bom ver o Flamengo brigar por títulos nacionais sem precisar de "arrancadas". Mesmo acompanhando o clube faz tempo vi poucas vezes uma campanha consistente assim.

Tem cheirinho de coisa boa, coisa muito boa. É só termos paciência.

Sem oba-oba já faço pesquisas de viagens para Tóquio.

Boteco fechando por hoje!! Passa a régua!!


SRN!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário