domingo, 6 de novembro de 2016

A FRUSTRANTE MISSÃO CUMPRIDA


O Flamengo oficialmente está na Copa Libertadores da América de 2017.

Volta ao principal torneio sul americano após três anos. Conseguiu oficialmente graças as derrotas de Fluminense e Corinthians. Na pior das hipóteses acabaria em sétimo lugar no brasileiro ficando atrás de Atlético e Grêmio, finalistas da Copa do Brasil. Se os dois ficarem entre os seis primeiros o brasileirão vira G7.

Dessa forma está classificado. Classificou-se oficialmente no dia 6 de novembro, faltando 4 rodadas para o fim do campeonato. Conseguiu com louvor sua missão e está próximo até de alcançar sua melhor pontuação em brasileiros na história. Basta fazer 5 pontos dos 12 que restam.

Então está ótimo, não está? Não.

Como todo mundo já sabe o clássico sábado no Maracanã com o Botafogo acabou 0x0. Não tenho muito o que falar de um jogo chato pra cacete onde mais uma vez Zé Ricardo substituiu os pontas e colocou Emerson Sheik no segundo turno se tornando mais previsível que o vermelho da minha conta. O Flamengo ficou com mais posse de bola, só teve perigo em raros momentos no primeiro tempo e quase perdeu no fim do jogo em chute de Rodrigo Pimpão. Com o empate perdeu o segundo lugar, está agora em terceiro e sete pontos atrás do líder...Será que essa coisa toda com o número 7 seria pra isso? Ficar 7 pontos atrás do campeão?

A missão foi cumprida o Flamengo está na Libertadores e na pior das hipóteses acabará em quarto, sua melhor posição desde 2011. No fundo fica o orgulho da campanha, por todas as dificuldades que esses jogadores passaram no ano e a expectativa de um grande 2017, mas fica a frustração.

Frustração que pelo menos na primeira metade do returno tivemos a impressão que podíamos mais do que a missão cumprida.

Não sei se o time se tornou previsível em seu esquema tático com o técnico não sabendo como variá-lo ou o elenco cansou depois de um ano viajando, acho que as duas coisas. O que tenho certeza é que estádio não te culpa.

Chegamos perto, muito perto, o cheirinho realmente existiu e foi forte. Mas faltou que essa força também fosse no campo. Venceu o Fluminense Deus e o juiz sabem como, venceu o Cruzeiro no último lance da partida e cumpriu obrigação com Figueirense e Santa Cruz. Do mais foi inoperante contra São Paulo e Inter fora desperdiçando pontos importantes e nervoso contra o Corinthians na volta pra casa.

Na pior das hipóteses era para ter empatado com o Inter e vencido o Corinthians, estaria agora quatro pontos atrás do líder. Não seria fácil, mas seria mais viável vide jogos difíceis que o Palmeiras tem pela frente contra Atlético e Botafogo.

Aliás...Esse Atlético x Palmeiras virou uma "Escolha de Sofia". Atlético vencendo a distância diminuiria, mas ainda seria grande e o Atlético continuaria perto da gente. Palmeiras vencendo é praticamente campeão e nos distanciamos do Atlético na briga pelo G3. É a escolha entre o sonho e a realidade. Escolher o Palmeiras é admitir que o sonho acabou. Escolher o Atlético é por em risco um importante G3.

É muito importante acabar entre os três primeiros e garantir a fase de grupos sem precisar de duas eliminatórias na Libertadores. Descansaria e prepararia mais o elenco tendo quatro jogos a menos na temporada e evitaria riscos de eliminação vexatória.    

A briga por G3 é a nossa realidade, o título não é porque por mais que o Palmeiras possa perder pontos, acho que vai, infelizmente o Flamengo hoje não é garantia de vitória com seu jogo inoperante e burocrático. Os baluartes da FlaTT, aquele que ontem uma muler disse que pessoas tem inveja por conseguirem reconhecimento devido o Flamengo acham que o ano acaba bem e lembram o retrospecto recente do clube em brasileiros.

Eu tenho um grave defeito, vi o Flamengo dos anos 80 e não posso achar bom um ano com tantas eliminações e freguesia pro Vasco.

Mas reconheço que a missão foi cumprida. Agora é garantir o G3 e reforçar para buscar o bi da Libertadores. Tempo tem, dinheiro também, mas não pode errar.


2017 já começou!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário